Essa semana, um dos produtores de "Arrow" e "The Flash" disse que as histórias de super-heróis cabem melhor em seriados do que em filmes. Com o lançamento de "Gotham" essa semana e a divulgação da sinopse oficial de "Avengers 2", esse papo está acontecendo regularmente em rede sociais. Além disso todo mundo sabe que existe uma rixa entre DC e Marvel (talvez não entre elas em si, mas entre os fãs).
Esse burburinho e essa declaração do produtor me fizeram pensar e decidi falar minha opinião. Pra começar, eu não sou dessas fãs que briga e sai gritando falando que a DC é melhor que a Marvel. Eu simplesmente curto mais a DC, os heróis, os vilões, as histórias, tudo da DC. Porém não desprezo a Marvel. Eles são ótimos, adoro os filmes deles, mas é só isso que eu conheço, entende? Os filmes. Dos heróis da DC eu conheço a história de cada um, me interesso mais por eles e tals. Mas prometo que esse post não estará corrompido por causa disso, falarei bem de quem tem que falar e mal do que está ruim.
O papo é "onde os super heróis pertencem?". Mesmo, mesmo, mesmo? Eles pertencem aos quadrinhos. Mas estamos em uma época em que a industria audiovisual começa a se encarregar de tudo (pra vocês verem como eu estou sendo imparcial, estou falando do meu futuro emprego). Então, saindo dos quadrinhos, esses heróis começaram a virar desenhos animados.
Os desenhos eram ótimos! A Liga da Justiça, X-Men, Super Amigos, O espetacular homem-aranha, Teen Titans, entre outros. Porém, - desculpa a expressão - começaram a cagar agora. As animações de ambas estão muito infantis, mudaram o modo de retratar a vida desses heróis.
Não vou falar de vídeo-game aqui, porque não acho que eu tenha o direito de argumentar sobre algo que eu não sei. Já joguei "Injustice", sou muito ruim, mas o jogo é bem legal. O video-game surgiu depois dos desenhos. Mais um espaço ocupado por super-heróis.
Mas vamos ao que essa discussão realmente importa: O melhor meio para contar suas histórias é em séries ou filmes? Minha mera opinião é: depende. E vamos começar a separar Marvel e DC nesse aspecto.
A DC investe em seriados desde sempre. Em 1952 estreou o piloto de "As Aventuras do Superman" e desde aquela época, ela domina a televisão. Enquanto isso, a Marvel só foi alcançar a TV em 2013, com "Agentes da S.H.I.E.L.D", pegando carona com o sucesso que foi "Avengers". A DC, por ser mais moralista e passar mais lições que a Marvel, tem como aliado o estilo seriado. Dividindo uma história em episódios, pode-se contar mais detalhes e passar mais lições de moral.
A Marvel começou na industria cinematográfica em 1986 com "Howard: The Duck" e só voltou a atuar em 1998, com "Blade". Eles foram incrivelmente inteligentes, já que começaram a investir nessa industria apenas no século XXI, em que a tecnologia para fazer os efeitos especiais está incrivelmente avançada. Como o princípio da Marvel é passar ação, efeitos é um ponto que não pode faltar. Além disso, sabendo condensar bem a história para que em 2 horas tenha história+ação suficientes, um filme já está ótimo, principalmente porque é bem provável que dê mais dinheiro que uma série.
E é aqui onde eu quero chegar: o melhor lugar para os heróis da DC é a televisão. O melhor lugar para os heróis da Marvel é o cinema. Essa é a zona de conforto, eles podem ousar (e ousam) saindo dela.
O produtor, ao declarar aquilo, estava obviamente querendo alfinetar a Marvel e seus fãs. Eu sou totalmente contra a ele. Você está fazendo sucesso na televisão: três séries ótimas no ar uma a lançar e na história da DC várias séries de sucesso como "Lois e Clark" e "Smallville". A Marvel está fazendo sucesso no cinema com os filmes? Que ótimo para eles. Não é por isso que você tem que alfinetar. Cada um se agarra no meio que é melhor, e esse é o mundo fonográfico.
Se alguém tiver alguma opinião a dar, pode escrever aqui nos comentários. Só queria desabafar aqui esse meu pensamento. Até a próxima! Kisses.