"Young Ones" mostra os Estados Unidos em uma seca, onde os únicos que recebem água para plantar são as grandes corporações, enquanto os pequenos produtores, mesmo possuindo uma terra fértil, não podem produzir por conta da falta de água. Ernest Holm é um desses pequenos produtores com terras férteis, que tenta contrabandear para que consiga água para sua plantação.
Essa história me sugere vários problemas. O primeiro, obviamente, é a falta de água no mundo. Em São Paulo estamos com racionamento desde a metade de 2014 e mesmo com as chuvas que andam caindo, o nível da represa continua miserável. E isso é só o começo, só o aviso. Pode dizer que estou exagerando, mas não estou. Se não começarmos a economizar água, logo logo começarão as guerras por esse recurso natural, e o Brasil será o protagonista dessa briga, já que ele possui uma das maiores redes fluviais do mundo e seu território é extenso.
O segundo é a distribuição da água. A realidade das grandes corporações receberem o maior conteúdo de água já é presente em nosso cotidiano. Porém a agricultura ainda não sofre com o problema da falta de água, 70% do seu volume vai para eles.
O terceiro problema é a distribuição de terras. No Brasil, o MST luta para que a distribuição de terras seja justa entre os agricultores. A Reforma agrária deve acontecer. Há milhares de agricultores sem ter onde plantar, enquanto outros milhares - mais ricos, latifundiários - tem hectares e hectares de terras férteis sem serem utilizadas, ou sendo utilizadas erroneamente. Eu entendendo que a Reforma agrária é uma medida difícil e deve ser realizada aos poucos, mas para que seja concluída, ela deve ser começada.
Os outros problemas são, infelizmente, da humanidade. Falsidade, fraude, traição... Essas são coisas que não deveriam existir, mas existem e temos que conviver com isso, tentando manter as pessoas que os praticam afastadas.
Talvez meu pensamento seja utópico demais, mas acho que ainda temos muito a melhorar, que pode ser melhorado. Se cada um fizer a sua parte - aquele negócio de fechar a torneira enquanto escova os dentes ainda é válido depois que a gente cresce - a gente consegue aproveitar o melhor que o mundo da pra nós, e os nossos filhos e netos também conseguirão.
-
Naty Young Ones
Nenhum comentário:
Postar um comentário