"The Purge" ou "Uma Noite de Crime" retrata, em 2022, os EUA, que vivenciam os menores índices de criminalidade e desemprego da história, devido ao "Expurgo", um período de 12 horas em que todos os crimes são permitidos e os serviços como polícia e hospitais são suspensos.
Essa noite de assassinatos, roubos e invasões foi criada com a ideia de que essa é uma forma das pessoas liberarem toda a sua violência e instintos assassinos, purificando a alma de cada um do ódio e abaixando a criminalidade durante o ano que segue essa noite. Porém, consequentemente ela é usada também para acabar com as minorias que não podem se proteger, já que apenas os ricos conseguem pagar sistemas de segurança.
Como já disse no outro Realidade X Ficção, os filmes que tentam adivinhar coisas do futuro podem até exagerar um pouco, mas só mostram pontos da sociedade que afligem a raça humana. As prisões estão lotadas e a criminalidade crescendo. Não digo que teríamos que criar uma noite em que poderíamos matar todo mundo, mas se fosse criada, isso realmente ajudaria? Parece que, pelo menos no Brasil, o crime anda solto de qualquer maneira. É gente sendo estuprada, levando uma surra e sendo assassinada todos os dias, a todo momento. É como se fosse um 'expurgo' 24 horas por dia 7 dias por semana.
Outro fato também mostrado no filme é a desigualdade econômica e social. Os ricos interpretam esse dia como um dia festivo. Os pobres devem fazer de tudo, por 12h, para que não sejam mortos sem piedade. As minorias, como desabrigados e a classe baixa que não tem como trancar as portas, são aniquiladas - construindo assim uma sociedade melhor, de acordo com o filme.
A questão é: a raça humana realmente possui o seu instinto selvagem, mas por sermos animais conscientes, esse instinto não pode ser controlado? Por que devem existir tantas atrocidades no mundo, sendo que somos animais racionais? A humanidade se destrói cada vez mais e não fazemos nada, além de contribuir.
Eu não tenho uma solução para todos esses problemas, na verdade não tenho solução nem para os meus, porém, de alguma maneira eles devem ter uma solução, uma que não envolva machucar ninguém. Talvez com mais ofertas de empregos, com bons salários, a criminalidade diminuiria, já que todos teriam um modo de se sustentar. Não estamos à procura de uma sociedade utópica, só estamos à procura de uma sociedade pacifica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário